20ª obra da série de Alvorada Nova, a Colônia Espiritual coordenada por Cairbar Schutel, O Livro da Família Contemporânea é um convite à reflexão e à prática dos princípios espíritas no contexto familiar — verdadeiro laboratório de almas, onde cada desafio é uma oportunidade de crescimento e cada relacionamento, um passo rumo à evolução espiritual. Em tempos preparatórios para a fase de regeneração do planeta, torna-se indispensável fazer valer o amor, de todos os modos e sob todas as formas, para que a paz reine em lugar dos tristes embates entre encarnados. A família, como núcleo fundamental ao desenvolvimento do Espírito, ao reencarnar, precisa disso em dose intensa, colocando o amor em primeiro lugar para consolidar os laços de união e afeto. Somente assim, livres dos obstáculos frutificados no orgulho e no egoísmo, geradores de tantos sofrimentos, como os advindos de preconceitos e discriminações, é que se atingirá um nível superior na vivência humana.
Repleta de ensinamentos espíritas, esta obra - guiada sob a orientação de combativo mentor e inspiração de abnegado autor espiritual - reúne precioso material para meditação em torno de questões que perpassam a vida da família e da criança sob a ótica da Doutrina Espírita. Esses preciosos benfeitores trabalham incansavelmente para propagar o conhecimento de que a criança ou Espírito, durante sua vivência na Terra, precisa ser criado, cuidado e educado sob a Lei do Amor e colocado a salvo de qualquer tipo de violência, única forma que os pais e responsáveis têm para contribuir com sua transformação e sua evolução moral. Durante a leitura deste livro o leitor amigo poderá ficar surpreso com algumas passagens e acontecimentos vivenciados e após meditar compreenderá que de acordo com a Justiça Divina a vida continua sempre a mostrar o seu lado mais Belo. Tudo depende do esforço e da renúncia de cada um de nós, das nossas conquistas morais, únicas que trazem paz ao coração e felicidade à alma: a cada um segundo suas obras. (Mateus, 16:27).
Este livro, escrito com austeridade, fruto de pesquisas de autores sérios e respeitados, de várias correntes do pensamento humano sobre o assunto, é uma tentativa respeitável de trazer-nos aspectos e até mesmo conhecimentos novos, correlacionando-os de maneira a clarificar certas nuances que, muitas vezes, passam despercebidas, levando-nos a uma compreensão cheia de lacunas, que, não raro, são preenchidas pelos nossos preconceitos. O autor teve o cuidado de que suas pesquisas sobre o assunto fossem seguidas rigorosamente das referências, porque, tratando-se de um assunto de tão magna seriedade, necessita de claras fontes para não ficar tão somente em pareceres pessoais, o que comprometeria em muito a qualidade do trabalho. Não é tendencioso em suas observações com ideias preconcebidas. Expõe os vários lados da questão, a fim de oferecer conteúdos para que seja feita uma análise imparcial por quem os ler.
A obra traz reflexões para os pais acerca do direcionamento da educação dentro de casa. As crianças devem ser educadas para pensar por si mesmas, assim como ter responsabilidade sobre as próprias ações. Como educar sem utilizar palavras rudes? Como negar algo sem dizer “não”? Como integrar a criança às ocorrências do lar de forma dinâmica e divertida? Permeado pelas mensagens de Crescendo com Sabedoria, o livro ajuda os pais leitores a refletirem qual a melhor forma de educar os filhos, considerando sempre a linguagem do amor e da paciência. Cada criança é única, mas são os pais os responsáveis por iniciá-las no caminho do bem.
O que sustenta e o que impede o fluxo do amor na relação de casal? Qual o impacto do relacionamento com os pais nos laços afetivos atuais? Quais os vínculos que aprisionam e quais os que libertam? Como o conhecimento da imortalidade da alma e da reencarnação impactam nas percepções recentes? Este livro se destina a todos que querem ter ou sustentar um amor a dois. Aqui, a visão sistêmica da constelação familiar segundo Bert Hellinger e o conhecimento espírita se integram, proporcionando percepções aprofundadas da riqueza dos relacionamentos afetivos e as imensas possibilidades que propiciam. Os vínculos sistêmicos e espirituais são apresentados, permitindo o autoconhecimento e a análise madura das posturas e soluções que trazem paz e permitem ao amor fluir. Editado anteriormente pela editora AMEMG.
Qual a visão da homossexualidade e da diversidade sexual à luz da reencarnação e imortalidade da alma? Como compreender o papel e o significado dessa orientação sexual na vida dos homossexuais, de suas famílias e comunidades, numa perspectiva evolucionista? As transexualidades representam uma realidade e um grande desafio de compreensão. Muitas discussões são feitas na sociedade para o entendimento desses fenômenos e sobre a garantia dos direitos das pessoas trans. As obras deste kit apresentam uma visão espírita da diversidade sexual e pretende se somar aos muitos materiais educativos e inclusivos hoje disponíveis. Aliando ciência e espiritualidade, combate o preconceito tão vivo em uma sociedade carente de esclarecimentos, evidenciando a necessidade de revermos conceitos e ampliar a compreensão e o trabalho de inclusão, especialmente no acolhimento das pessoas de todas as realidades na casa espírita.
Ele olha para outros homens infiéis de forma desaprovadora e afirma que jamais faria isso? Alguma vez afirmou que você deveria consultar um psiquiatra? Costuma irritar-se e perguntar se vive mandando você trabalhar fora, virar sócia de uma academia de ginástica ou voltar para a faculdade? Cuidado! Se uma dessas ocorrências é-lhe familiar, seu marido pode estar nos primeiros estágios da traição.
Quantas formas de dizer "eu te amo" você conhece? Não são quase todas repetidas e convencionais? Com humor e originalidade, você descobrirá novas e diferentes maneiras de pronunciar essas duas palavras mágicas. E elas serão suas! É hora de comover a pessoa amada com uma vibrante declaração de amor que ela jamais esquecerá.
Comovente, perspicaz e muitas vezes engraçado, este livro é um guia para fazer durar o amor. Louva os momentos em que os corações unidos são elevados e ajuda a amortecer aqueles dias inevitáveis em que seu príncipe se parece um pouco com um sapo.A verdade é que, enquanto o romance pode levar ao casamento, o casamento pode ser o fim do romance, face às diferenças entre conjunges. A autora, em tom alegre e descontraído, procura valorizar a vida a dois, para vivermos mais felizes.
Léon Denis, Apóstolo do Espiritismo, é um dos grandes pensadores espíritas, continuador e consolidador da obra de Allan Kardec. Adeilson Salles é a referência maior no meio espírita para abordar temas da juventude. Nesta obra, objetiva e ao mesmo tempo tocante, encontram-se as respostas a importantes questionamentos íntimos dos jovens. A linguagem leve e moderna conjugada com o belo e jovial projeto gráfico permite que o conhecimento de Denis seja ainda mais compreensível à juventude atual. Afirma no prefácio da obra o famoso jornalista, professor e escritor André Trigueiro: “Não conheço ninguém que se comunique melhor com a garotada. Adeilson aborda com absoluta naturalidade temas sensíveis às novas gerações como sexo, drogas, redes sociais, solidão, suicídio, entre outros assuntos. Ele se apropria do pensamento de Léon Denis para construir saborosas reflexões. É banquete para todos os paladares, com pitadas de humor, generosas porções de sabedoria, e amor à gosto. Recomendamos essa nutritiva degustação aos jovens de todas as idades, para ajudá-los a crescer e fazer da vida uma aventura que valha a pena.” Adeilson concretiza em “Léon Denis Fala aos Jovens” a máxima do Apóstolo do Espiritismo: “Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência; mas, antes de tudo, falemos ao seu coração”.
As transexualidades representam uma realidade e um grande desafio de compreensão. Muitas discussões são feitas na sociedade para o entendimento desses fenômenos e sobre a garantia dos direitos das pessoas trans. Esta obra, à luz da imortalidade da alma, apresenta uma visão espírita da diversidade sexual e pretende se somar aos muitos materiais educativos e inclusivos hoje disponíveis. Aliando ciência e espiritualidade, aborda a realidade dos transexuais combatendo o preconceito tão vivo em uma sociedade carente de esclarecimentos, evidenciando a necessidade de revermos conceitos e ampliar a compreensão e o trabalho de inclusão, especialmente no acolhimento das pessoas de todas as realidades na casa espírita.
André Luiz Bis Pirola, Edmar Reis Thiengo, Gabriel Renaud Galvão Valejo, Gisély de Abreu Corrêa, Graça Faller, Heleno José Vidal, Layza Faller Pimenta, Lucia Catabriga, Luciana Moura, Luiz Guilherme Schmidt Castellani, Michelle Sales e Silva, Renata Guizzard, Renata Oliveira Lacerda, Sandro Brasileiro, Thiago Valadares, Vítor E. Silva Souza
sinopse
Algumas vezes, a desilusão e tristeza parecem encobrir tudo que olhamos. Como espalhar sementes de otimismo e esperança pelo mundo? Durante um ano inteiro treze jovens, entre encarnados e desencarnados, se aventuraram em diferentes situações instruindo-se, ensinando e semeando tudo o que aprenderam com as palavras de Jesus e dos espíritos de luz. Baseado nos ensinamentos de Allan Kardec, esta obra é uma homenagem dos jovens aos 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo, numa bela experiência repleta de esperança e amor. Alguns dos capítulos: Onde mora a Felicidade?, Um caso de amor e esperança: Brasil, Se eu partir primeiro, No caminho do perdão, Família: que lugar é este?, O caminho para a perfeição, A transformação da Terra pelo amor, entre outros.
Para a boa difusão do espiritismo, mantendo fiéis todos os conceitos e ensinos transmitidos, precisamos de jovens preparados dentro do movimento para levar adiante essa mensagem de consolo e esclarecimento. Com essa visão, este trabalho se apresenta como roteiro para essas inteligências juvenis, alicerçando os conceitos com segurança e fidelidade. Esclarece dúvidas sobre Deus, mundos habitados, espíritos, discutindo sobre a missão do jovem na atualidade, sua sexualidade e formação da família, além de levantar o problema do envolvimento com drogas e suas terríveis consequências para a vida do espírito imortal. Traz, ao final, um interessante e oportuno questionário para que os adolescentes tenham firmemente consolidados esses princípios que vieram fazer luz sobre os mais diversos assuntos relacionados à origem e destinação do homem.
De leitura fácil e envolvente, desdobra-se entre dramas, reflexões e alegrias, analisando dificuldades e apontando soluções acerca do tema família. Através do exercício da paciência e do despertar de uma nova visão, apresenta meios para encontrar a harmonia entre aqueles que a divina providência escalou para o convívio familiar. Alguns dos temas abordados: casamento, convivência, separação, comunicação, drogas, entre outros.